Artistas comentam primeira edição da Mostra Manaus de Artes Visuais

MANAUS| A criatividade do artista amazônida ganhou um novo espaço na capital do Amazonas. Até o dia 13 de julho, os amazonenses podem prestigiar a primeira Mostra Manaus de Artes Visuais, no Paço Municipal. O evento reúne 14 obras de 11 artistas locais e outra de autoria coletiva. A equipe do Portal Amazônia conversou com alguns participantes para saber as novidades da exposição.

Mostra acontece no Paço Municipal. Foto: Divulgação

Mostra acontece no Paço Municipal. Foto: Divulgação

A curadoria da mostra é de Aníbal Turenko Beça, um dos artistas plásticos amazonenses mais renomados no segmento. Os selecionados para participar do evento foram Hadna Abreu, Darlan Guedes, Francisco Rider, Monik Ventilari, Paulo Trindade, Evaldo Vasconcellos e Sarah Farias, Afrânio Santos, Fabiano Barros, Keila Serruya, Priscila Pinto, Diego Jonatã e o Coletivo Paxiúba.

A artista plástica Hadna Abreu foi escolhida através do projeto ‘Imaginárium’. “Expresso meus sentimentos meus. A ideia surgiu durante uma viagem ao interior do Amazonas, estava com o coração pesado de coisas que aconteciam comigo naquele momento, e me deparei com o encantamento do interior”, afirmou.

Público conferiu a mostra e aprovou a ideia. Foto: Divulgação

Público conferiu a mostra e aprovou a ideia. Foto: Divulgação

Ela mostra em suas obras a realidade dos amazônidas. “Espero que as pessoas visitem a mostra. Os artistas apresentam a sensibilidade das coisas, o valor da simplicidade, a riqueza nos detalhes da vida que sempre nasce de uma maneira diferente”, falou a artista.

Paixão

O fotógrafo Diego Janatã usou a esposa como fonte de inspiração. Intitulada ‘Imagens Indígenas: Djuena Tikuna’. “Djuena é minha maior inspiração, não só por ela ser uma das artistas mais interessantes que a Amazônia tem. Ela me inspira enquanto companheira, liderança indígena, esposa, mãe, amiga”, contou.

Mudanças

O projeto do artista plástico Evaldo Vasconcelos em parceria com Sarah Farias reúne 12 telas. De acordo com ele, a ideia é fazer uma releitura da história da região. Para fazer a produção, Evaldo utilizou o filme ‘Metrópolis’, de Fritz Lang, para construir um cenário alternativo. “A referência visual das telas é Art Decor, um movimento artístico da década de 1920. O público vai adorar, espero todos os amazonenses na mostra”, declarou.

Excursões

Desde fevereiro deste ano, o Paço abriu para agendamento de escolas públicas e privadas que desejarem marcar visitas para seus estudantes no espaço. A proposta é oferecer aos alunos um tour interativo sobre as manifestações culturais e artísticas existentes no local. Os interessados devem entrar em contato direto com a coordenação do espaço para programar as visitas.

As instituições devem fazer contato com a equipe do Paço Municipal de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 17h e incluir nos grupos professores das áreas de história, arqueologia ou artes para o acompanhamento dos alunos. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (92) 3622-4991 e pelo e-mail paco.museu@gmail.com.

Leave a comment