Obra de Milton Hatoum ganha versão em HQ e será lançada em Manaus

MANAUS| O livro mais famoso do escritor amazonense Milton Hatoum, “Dois Irmãos”, acaba de ganhar versão em quadrinhos. A obra, lançada em março, trás a assinatura dos irmãos [gêmeos!!!] quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá. A adaptação exigiu quatro anos de trabalho da dupla de renome internacional. Os irmãos mergulharam em cenários de Manaus, universo do conflito entre os irmãos Omar e a Yaqub, protagonistas do romance. A jornada está contada no site da editora Companhia das Letras. O lançamento oficial do livro, na terra Natal de Hatoum, será na sexta-feira (24), às 19h, no Largo de São Sebastião.

Capa da edição em HQ. Imagem: Reprodução/Companhia das Letras

Capa da edição em HQ. Imagem: Reprodução/Companhia das Letras

“O lançamento do livro justamente no Largo de São Sebastião é como o fechamento de um ciclo, que começou em 2011 quando estivemos em Manaus para as primeiras pesquisas. Não vemos a hora de ver a reação do público amazonense, que conhece essa história e os cenários dela tão bem. Na verdade, Manaus é um dos principais personagens do livro”, afirmou Fábio Moon.

Os quadrinistas gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Foto: Divulgação

Os quadrinistas gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Foto: Divulgação

Segundo o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o lançamento é uma oportunidade de formar mais leitores. “Os quadrinistas conseguiram captar a atmosfera da cidade e apresentá-la nesse livro. Como eles mesmos afirmaram, o Largo de São Sebastião é o cenário ideal para o lançamento desta obra”.

A adaptação foi meticulosamente trabalhada e exigiu um trabalho visual cuidadoso no que diz respeito a Manaus. “O Milton havia nos avisado que a Manaus que ele conheceu, que vive na sua memória e ele retrata em sua obra, não existe mais”, conta Fábio. “Ao conversar sobre isso com ele, há um misto de paixão, encantamento, desilusão e mágoa. Todos estes sentimentos são encontrados no livro e só indo até lá é que eu pude entender do que ele estava falando. Essa viagem foi essencial para entender a cidade, desmistificá-la, compreender o universo geográfico da trama”, completa.

Milton Hatoum. Foto: Fernanda Preto/Milton Hatoum

Milton Hatoum. Foto: Fernanda Preto/Milton Hatoum

Na adaptação dos gêmeos, os desenhos são todos em preto e branco. “Foi a melhor maneira que encontramos para remeter ao passado, já que o presente já é bastante colorido”, explicou Fábio.

Desafio

“Quando nos convidaram para adaptar o Dois irmãos, vimos que tínhamos uma grande história nas mãos, mas isso não era garantia de uma boa HQ”, relata Gabriel sobre o desafio de transpor a obra para outra linguagem.

Outro grande desafio que se impunha aos quadrinistas, era imergir nos cenários que estão intrinsecamente ligados à história. Para isso, eles precisaram visitar Manaus, conhecer os locais que relatados na obra e realizar uma vasta pesquisa histórica.

Desenho do Gymnasio Dom Pedro II, no Centro de Manaus. Imagem: Reprodução/Companhia das Letras

Desenho do Gymnasio Dom Pedro II, no Centro de Manaus. Imagem: Reprodução/Companhia das Letras

Ele e Gabriel buscaram imagens da Manaus antiga na Internet, livros, mapas e cartões-postais. Contaram também com a colaboração do amigo de Milton, Joaquim Melo, o Quim, proprietário da famosa Banca do Largo. “Trouxemos vários livros da história de Manaus, cheios de mapas, fotos e cartões-postais de marcos históricos, praças, prédios, monumentos, lugares que o tempo apagou, mas que nos ajudaram a entender o encantamento do Milton pela cidade”, relembra.

Imagem: Reprodução/Companhia das Letras

Imagem: Reprodução/Companhia das Letras

O passo a passo está descrito em postagens que explicam detalhadamente como a adaptação foi realizada, desde os desenhos até a fala dos personagens. “Para aquecer a curiosidade dos leitores, desde fevereiro eu tenho escrito textos no blog da Companhia das Letras, sobre as etapas de produção, detalhes do processo”, escreveu Gabriel.

O livro do escritor amazonense não é a primeira obra consagrada da literatura brasileira a ser adaptada por Fábio e Gabriel. O famoso conto de Machado de Assis, ‘O Alienista’, foi adaptado com louvor e faturou o prêmio Jabuti na categoria “didático, paradidático e ensino fundamental ou médio”, em 2007. Desbancando os tradicionais vencedores, livros de Geografia e História.

Os irmãos lembram que a adaptação para HQ do conto machadiano foi menos difícil, pois se tratava de um texto menor. “Pegamos todo o texto original e recortamos, decupamos em páginas. Usamos quase tudo, pois era um conto e tínhamos espaço confortável pra contar toda a história”, contam no blog. “No caso do Dois irmãos, isso seria impossível, pelo estilo da prosa do Milton, pelo tamanho do romance. Vimos de imediato que o desafio seria muito maior”.

“Foram várias leituras do livro, escrevemos três resumos da história até ter todo seu universo interiorizado, o drama de cada personagem, tudo pronto para começar a fazer escolhas, mudar coisas e realmente escrever o roteiro da nossa HQ”, relembra Gabriel.

Nova fase

A versão da história de “Dois Irmãos” inaugura uma nova fase na carreira de Fábio Moon e Gabriel Bá. A dupla, que já tem trabalhos publicados em várias línguas, pretende lançar os novos trabalhos quase simultaneamente em vários países. Daytripper, um de seus trabalhos mais famosos, possui versões em 12 línguas. O HQ de “Dois Irmãos”, foi lançad internacionalmente, em março, no Salon du Livre de Paris. A procura pela obra foi tanta, que fez Milton Hatoum o escritor brasileiro com mais livros vendidos no evento.

Imagem: Reprodução/Companhia das Letras

Imagem: Reprodução/Companhia das Letras

Dois Irmãos

O livro “Dois Irmãos”, do escritor amazonense Milton Hatoum foi lançado há 15 anos e, dentre outros prêmios, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor romance de 2011. O enredo original do livro conta a história de amizade e rivalidade entre os irmãos gêmeos Yaqub e Omar, narrando as relações familiares em torno irmãos. No livro são destacados temas como incesto, vingança, paixão e rivalidade.

Leave a comment